Copiar livros è legal?

pir.jpg

 

https://www.linkedin.com/pulse/direitos-autorais-direito-de-quem-roger-trimer/

O interessante artigo do Roger Trimer (com décadas de experiência pratica na área editorial) nos deixa a reflexão: é legal fazer fotocopia de livros o compartir arquivos pela internet ou até enviar aos “amigos” ebooks baixados nos vários sites?

Será que vale a lei de “se está disponível, é de quem quiser” e “se um material está na Web, ele é de domínio público”(frases que menciona o autor do artigo como frases rotineiras encontradas na rede)

Frequentemente vejo na rede frases do tipo “ Me empresta o livro que faço copia” ou “ Onde posso baixar o livro gratuitamente” etc. (sem contar que encontro na rede livros onde tem paginas integrais dos meus livros se não capítulos inteiros e nem sequer ter a consolação de ver o meu nome na lista da bibliografia do mesmo livro!) Já me aconteceu de conhecer um consultor “autor” de um livro de exportação, que muito criativamente encaixou no seu livro um capitulo inteiro (32 paginas) de um dos meus livros. Com muita “cara de …” me disse que tinha-se inspirado no meu livro! Etc, etc.

Será que há muito desconhecimento sobre o que se chama ‘direito do autor’ ou simplesmente se pensa que se está publicado, é só copiar?

Em 1990 quando eu tive a ideia de escrever o meu primeiro livro “ O exportador “não tinha a mínima ideia do trabalho que me esperava. (sò pensava do bonito que teria sido ver o livro na vitrine da livrarias!) Foi um ano de duro trabalho, de pesquisa, revisões, ida e volta do rascunho, a escolha da capa, do titulo a promoção a verificação das informações, etc. Desde então, com a experiência adquirida em escrever outros livros e outras edições, costumo dizer que elaborar um livro (técnico) demora mais que a espera de um bebê: mais ou menos 12 meses!

O autor tem uma remuneração mínima em relação às copias vendidas ( que normalmente são uma mínima percentual das copias “pirateadas”, onde obviamente não cabe algum direito autoral! ) Moral: as copias “copiadas” não entram obviamente na contabilidade dos direitos autorais.

Concluindo: copia não é legal. Copia é fraude, é roubo, é não considerar o imenso trabalho na preparação por parte do autor, do editor, da equipe de vendas.

E’ exatamente a mesma coisa que voce vai trabalhar para uma empresa e a empresa não te paga pois considera o teu trabalho que è de graça, uma simples cortesia que voce fez ao seu empregador!

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s