Qualquer empresa pode exportar? Não!

No inicio do video seguinte  se informa, entre outros,  que qualquer empresa pode exportar. E’ suficiente efetuar uma serie de procedimentos administrativos, obtendo a habilitação a exportar!

Claro que o fato de obter o registro de exportador não quer dizer absolutamente que a empresa pode exportar. O registro “resolve” a parte administrativa do inicio do processo, mas obviamente não cria atitude nem cultura exportadora, não fornece inteligência comercial, não adapta o produto e a empresa às exigências do mercado externo, etc, etc.

Pessoalmente acho que antes de informar ” ….a empresa deve primeiramente se habilitar no Radar…….”deveria ser dito muita outra coisa. A exigência para entregar o registro de exportador deveria ser bem diferente, pois simplesmente estamos mexendo com um tema importantíssimo: a marca ” Made in Brasil” . Acontece que se a gente exporta algo ruim, se damos uma de “expertinho” com o  importador, se exportamos quando o dólar está “ótimo” e não exportamos mais quando não nos “convém”; se enviamos produtos diferentes das amostras que foram a base da contratação, etc alguém aí  fora não vai ficar entusiasta com o exportador, com o setor industrial ao qual pertence e com o Brasil.

Moral da historia: obter o registro de exportador não è um passaporte para exportar, precisa muito mais do que isso

Sugiro dar uma olhada nesse video

Toda empresa pode exportar?

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s